sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

3ª Aula-Finalmente vamos aos comandos

Aprendendo a programar por eventos
por zecomeia

3ª Aula-Finalmente vamos aos comandos

Introdução


Agora começaremos a ver os comandos um por um, lembrando que estas aulas são generalizadas, ou seja, valem para qualquer RPGMaker do 2000 ao VX(não lembro direito como é o SIM 95 por não ter usado ele muito tempo), portanto comandos mais especificos ou funções adicionais em alguns comandos que foram implantados em alguns RPGMakers não serão explicadas aqui, e sim somente em futuros reforços.

Vamos começar pelo comando Mostrar Mensagem

Vocês devem estar pensando aí "Ah!Vou matar o Zecomeia!Depois de todo esse tempo ele me vem com 'Mostrar Mensagem'?!?!?".Mas calma, essas aulas não foram feitas só para você(lembre disso antes de escrever um papelzinho com o meu nome para colocar na geladeira, hehe xD).

Então vamos logo com isso

O comando Mostrar Mensagem

Pois é, ele faz exatamente o que o seu nome demonstra(alias, como todos os outros).O comando Mostrar Mensagem mostra uma janela(ou não) com uma mensagem na tela.
Bem simples, digita-se a mensagem que vai aparecer naquela parte do programa e pronto.

Só que pra não ficar tão limitado essa função existem alguns códigos(que variam dependendo de qual RMaker você usa)que são muito utéis, basicamente são:

Comando que mostra o dinheiro
Comando que mostra o valor de uma variável
Comando que mostra nome do Heroi
Comando que muda cor das letras na mensagem


Esses são os mais básicos que todos RMakers tem, existem outros mas só serão explicados em apendicês.

*OBS:Não foram colocados os códigos por serem diferentes de um RMaker para outro, então só foi mencionado que existem codigos com está função.Para ver o uso destes codigos na prática visite o reforço de "Trabalhando Amplamente as Mensagens".

Viram como foi rápido, nem doeu(xD).Agora veremos dois comando que andam juntos com o Mostrar Mensagem, que são "Opções de Mensagem"(Uau!) e "Mostrar Escolhas".O segundo nem tanto quanto o primeiro, mas achei bom colocar porque geralmente colocam-se mensagens antes desse comando(e também para adiantar as coisas).

Então primeiro vamos com...

...Opções de Mensagem(Forma de exibição da mensagem + Gráfico de Face da mensagem)

O Básico deste comando(nem sei se posso dizer que tem mais do que o básico nele)é se irá mostrar a mensagem dentro de uma janela ou não, e se mostrar em que posição a janela abrirá, posições essas que são:

ACIMA => A mensagem aparece na parte de cima da tela

CENTRO => A mensagem aparece no meio da tela

ABAIXO => A mensagem aparece na parte de baixa da tela



Outra função deste comando é de mostrar ou não uma face junto da mensagem(com exceção do RMaker XP).

Pronto acabou a explicação das Opções de Mensagem.


*OBS:NÃO deixe de ler o reforço "Trabalhando Amplamente as Mensagens".

Agora vamos ver "Mostrar Escolhas"(ou Exibir Opções)

Este comando mostra uma janela com até 4 opções a serem escolhidas pelo jogador.Ou seja, é uma espécie de CONDIÇÃO(Uau!, xD).O comando funciona desta maneira:

Ao abri-lo na janela de comando do evento, aparecerá uma imagem deste tipo ou parecida(depende do seu RMaker):



Siga está imagem abaixo para as explicações



Podemos ver onde está envolvido pelo retangulo azul marcado por mim que existem 4 campos de escolha que podemos escrever o que quisermos neles(não só Sim ou Não).O Número de opções que aparecerão para o jogador escolher durante a execução do comando no jogo são apenas até qual o campo foi preenhido.Exemplo:




No exemplo acima irão aparecer 3 escolhas para o jogador que são "Zecomeia", "aonde está", "o Catatau?".

Agora outro exemplo, para esclarecer bem:



Mesmo não escrevendo na terceira opção ela existirá porque foi declarada a existência de uma quarta opção.

*OBS:Se você apertar a barra de espaço(por exemplo) em uma opção, ela aparecerá porque foi encarada como exitente apartir do momento que há algo no campo da opção(mesmo não sendo visível).

Agora olhe a parte que está dentro do quadro vermelho que marquei(e leia bem onde está circulado de vermelho, hehe).As opções que podem ser marcadas neste quadro servem para definir o que acontecerá caso ao invés de apertar a tecla de confirmação(digamos o ENTER)aperte a tecla de cancelamento(digamos o ESC).
E você pode escolher entre acontecer uma das opções, não acontecer nada(ignorar) ou definir a sua propria maneira(cancelar, aparecerá como se fosse uma exeção para colocar o que vai acontecer quando cancelar).

*Caso não tenha entendido, faça teste com estes comando até entender.

Lição de Casa

Primeiro quero explicar como funcionará a lição de casa.Quem estiver acompanhando e queira participar(ou seja não é nada obrigatório, claro) a aula em questão basta postar com o evento feito em anexo.

Vamos lá então faça o seguinte:

Primeiro mostrar sem janela com uma mensagem na cor vermelha escrita:
-O que deseja fazer?

Depois faça com que apareça 2 escolhas, que são:
"Mostrar nome do primeiro Herói"
"Mostrar dinheiro"

E para terminar, faça com que caso o jogador aperte o botão de canceamento apareça a mensagem:
-Obrigado, volte sempre, em branco.

Comentários

Nesta aula já começamos a aprender os comandos e continuaremos nas outras aulas, sempre pelos mais simples até chegar a mais complicados.

Link para:
nenhum

Extras:

nenhum

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