sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

2ª Aula-Como o maker interpreta os comandos de seu evento

Aprendendo a programar por eventos
por zecomeia

2ª Aula-Como o maker interpreta os comandos de seu evento



Introdução

Pelo visto ainda não veremos nenhum comando nesta aula(não formalmente), entretanto esta aula é importante para construirmos um evento.


Como o maker interpreta os comandos de seu evento

Como assim?Digamos que o programa tem que começar de um ponto a executar o evento.
E essa interpretação é simples de entender.Vejamos o exemplo abaixo:





Bem simples certo.Execute o jogo e teste seu evento.
Ao pressionar a tecla de frente com o gráfico de seu evento, executará os comandos que nós colocamos no evento, que seriam, na ordem:



e em seguida...



Bom qual o meu objetivo ao fazer esse evento e executa-lo?É simples, observando as "saídas" entendemos as "entradas".Como assim?O que quero dizer é que observamos o efeito para estudar as causas.

Então vamos começar a análise.
Ao executar o jogo o que foi a primeira coisa que percebemos sobre o nosso evento?Aposto que você pensou "foi o gráfico do evento"(hehe).Bom é isso mesmo, a primeira coisa a ser executada no evento independente do "Iniciar Quando" é o gráfico que colocamos.E junto com o gráfico vem "opções" e "movimento" porque se referem ao gráfico.
Porém, podemos afirmar isso porque não colocamos nenhuma "condição do evento".
Isso mesmo, pra termos certeza desta ultima afirmação abra nosso evento e em condições do evento selecione uma switch qualquer como condição(lembre-se as switch iniciam no estado de OFF, e "condições de evento só tem a opção de a switch estar ON).
Agora execute o jogo e veja o resultado.

O que aconteceu?O nosso evento(nem o nosso gráfico do evento) apareceram.Isso porque dêmos uma "condição do evento".Essa condição pode ser interpretada da seguinte forma:

"Se SWITCH estiver ligada(ON)
Continue a execução do evento"

Onde quero chegar com isso?No corpo do primeiro evento não havia condições, e a primeira coisa a ser executada foi o gráfico do evento.Daí podiamos dizer que a primeira execução do evento é o gráfico, mas para termos certeza colocamos uma condição do evento e vimos que a primeira afirmação não era verdadeira.

Conclusão:vimos que com pequenos testes conseguimos testar o funcionamento do evento, e isso é muito importante, sempre que houverem dúvidas faça testes como esse e analise suas "entradas" e suas "saídas".

Agora voltando onde estavamos, a execução do programa está seguindo a seguinte ordem:

Se satisfeita continuar execução
 
*Caso houver dúvida não exite em perguntar.

Bem o que faltou em nossa análise?Acho que vocês devem estar perguntando "e o Iniciar quando?".Bom, é isso mesmo que restou, mais é bem simples, viram que os comandos de nosso evento(as duas mensagens que fizemos) só aparecem quando "pressionamos a tecla" em frente com o evento.Isso porque a condição que selecionamos em "iniciar quando" foi "pressionar tecla".
Esperimente trocar estas opções e veja os resultados.

Será que acabou toda análise?Não.Falta ainda três coisas muito importantes:
"Atualização do evento", "Comandos em outra página" e "Parar de satisfazer a condição".

1.Atualização do evento
Essa é simples de entender.Nada mais é, do que atualizar o evento após o fim de todos os comandos.Como assim?É o seguinte, depois que tudo que falamos da execução do evento foi satisfeito(as condições, etc), aí sim começa a ser executada a parte chamada "comandos de evento".
Voltando à análise, percebemos que as mensagens que colocamos para aparecerer no evento seguiram a ordem de cima para baixo.É assim mesmo a ordem de execução dos comandos de evento.
Então agora sabemos que após satisfeitas as condições o evento começa a execução da primeira linha até a ultima.
Então o que acontece quando termina de executar a ultima linha do evento?É aí que vem essa tal "atualização do evento".A atualização irá verificar se todas aquelas condições impostas inicialmente continuam sendo satisfeitas.Se continuarem satisfeitas ele irá executar o evento novamente, e assim vai seguindo o ciclo até que deixe de satisfazer as condições OU entre em ação uma página de numeração superior.Como assim?Vamos entender vendo agora "Comandos em outra página".

2.Comandos em outra página
Basicamente o que acontece é que o maker começa a verificar as condições do seu evento da página de maior numeração para a menor.Ou seja, mesmo que todas as páginas do seu evento tenham todas as condições satisfeitas, o programa vai executar a de maior numeração.
Resumindo a prioridade de execução vem da maior para a menor.
Daí percebemos que se queremos deixar de executar uma página para outra basta deixarmos a próxima página em prioridade mais alta e com uma condição diferente da primeira e que essa condição não seja satisfeita ao mesmo tempo da primeira.
Entenderemos melhor com a explicação a seguir.

3.Parar de satisfazer a condição
Após satisfeita a condição do evento, será executado o mesmo até a ultima instrução(ultima linha) mesmo que no meio da execução seja imposto algo que faça a condição do evento deixar de ser atendida.Pareceu meio confuso, mas não é.Modifiquemos nosso evento desta forma:




Nós colocamos a condição do evento para que funcione com a switch0001 no estado ON, e no corpo do evento colocamos  primeiramente uma mensagem, depois desligamos a switch que o evento necessita para funcionar, e em seguida colocamos outra mensagem.
Para ativarmos a switch crie um outro evento, e o configure desta forma:





Apenas colocamos para que esse evento ative a switch que nós
precisamos para que o outro evento funcione.


Ao executar o jogo e ativar a switch, qual foi o resultado quando executamos o evento?


1°Apareceu a primeira mensagem
2°A switch desligou(fazendo o gráfico do evento sumir)
3°Foi executada a segunda mensagem mesmo com a switch da condição desligada.


Viu como é simples.Isso é utilizado a todo tempo quando está se programando um evento.Usamos isso para finalizar uma página e iniciar outra, ou finalizar um evento e iniciar outro.



Lição de Casa

Abra seu maker e fique ensaiando possibilidades, treine bastante até não restar dúvidas do funcionamento.
*novamente repito,NÃO exite em perguntar em caso de dúvida.


Comentários

Parece que essa aula não tem nada de mais ao primeiro olhar, mas ela é sim MUITO IMPORTANTE, principalmente pra quem está começando.

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nenhum

Extras:
nenhum

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