sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

4ª Aula-O "leão manso" chamado switch

Aprendendo a programar por eventos
por zecomeia

4ª Aula-O "leão manso" chamado switch

Introdução


Interessante o título dessa aula, não?Espero que com essa aula quebre esse obstáculo de muitas pessoas que acham difícil a switch.Então vamos lá pessoal.

Switch

A tradução de switch seria "alavanca", e é uma alavanca bem simples, porque só tem duas posições,
ON ou OFF(Ligado ou Desligado).
Uma switch trabalhando sozinha não tem sentido, porque vai estar ligado ou desligando o que?Por isso usamos ela em conjunto com "condições"(fork condition).Mas por enquanto fiquemos apenas com as switchs.

Estado inicial no RMaker

Todas as switch se não foram ativadas por você enquanto foi feito seu jogo ficam naturalmente no estado OFF,na programação com RGSS é diferente, se não for declarado um valor para a variavel, no caso switch, ela começa no estado "nil", nulo em português, mas esquecendo RGSS, sendo o outro estado ON(ativada).
Com isso percebemos que com uma switch temos duas possibilidades/estados que podemos usar, ON/OFF.
Ágora um exemplo na prática:




Aí foi um exemplo bem simples(alias tudo com switch é simples) do uso de switch.Podem perceber que foi usada condições(usamos duas, mas o mesmo evento é possível com uma, veremos na aula de condições).

*OBS:As frases escritas em verde no editor de eventos são "comentarios", o comentario é usado para organizar seu evento, então não afetam em nada do funcionamento do mesmo.




Viram switch é tão fácil que não tem mais o que dizer.
Apenas estudem e leiam o reforço de "lógica"(ele ajudará pra melhor compreensão do uso de switchs, variaveis e condições).

Comentários

Como já foi citado, leia o reforço de "lógica" porque daqui por diante ele ajudará muito na aprendizagem do uso das switchs, variaveis e condições.
Então até lá.

Link para:
nenhum

Extras:
nenhum

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